COMPRESSOR DE AR

COMPRESSORES DE AR

     

    Os compressores de ar são usados para fornecer ar comprimido para o funcionamento de diversos equipamentos, a exemplo das ferramentas pneumáticas como furadeiras, parafusadeiras e lixadeiras. É muito comum ocorrer acidentes com o compressor de ar, e em alguns casos ocasionar perdas irreparáveis, eles podem ser evitados com a manutenção constante, inspeção e cuidados de segurança. O reservatório dos compressores são classificados à partir da NR13 como vasos de pressão e devem seguir suas recomendações de segurança.

COMPRESSOR DE AR.png

Todo compressor deve ser provido de manual e do prontuário. O manual de instruções que acompanha o equipamento contém informações de manutenção preventiva, operação, conservação e instalação. O prontuário fornece todas as informações necessárias para a inspeção de segurança esse deve ser apresentado ao ministério do trabalho quando solicitado em uma fiscalização.

 

O compressor deve ser dotado de válvula de segurança ou outro dispositivo de segurança com pressão de abertura ajustada em valor igual ou inferior à pressão máxima de trabalho admissível (PMTA), manômetro, placa de identificação contendo informações do fabricante, numero de identificação, ano de fabricação, PMTA, pressão de teste hidrostático de fabricação, código de projeto e ano de edição e constar em local visível a categoria e seu número ou código de identificação.

 

O local de instalação é outro fator de suma importância na prevenção de acidentes. É recomendado sua instalação em uma área coberta, bem ventilada e livre de poeiras, gases tóxicos, umidade ou qualquer tipo de poluição. Não deve estar imerso em temperatura ambiente superior a 40°C. Ele de estar afastado das paredes para permitir a manutenção e do teto para uma circulação adequada de ar. Ele deve ser fixado sobre uma base rígida (preferencialmente concreto) e nivelada com a utilização de amortecedores antivibratórios.

 

É recomendada a aferição do manômetro, pressostato e válvula de segurança em um órgão credenciado pelo INMETRO, esse procedimento deve ser realizado anualmente. Além disso a cada 5 anos é recomendado a inspeção externa, alguns fabricantes indicam que seja realizada o teste hidrostático também.